Valter Duro Garcia é Cidadão de Porto Alegre

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Valter Duro Garcia adotou Porto Alegre há mais de 40 anos, dedicando-se aos transplantes renais, experiência que adquiriu durante o seu mestrado em medicina de transplantes pela Universidade de Barcelona e doutorado em nefrologia pela Universidade de São Paulo (USP). Segundo Ferronato, “sua especialidade tem contribuído significativamente na organização do Sistema Nacional de Transplantes”.
No entanto, destacou Ferronato, o mais notável do seu trabalho tem sido a dedicação à causa da doação de órgãos, “especialmente na capacitação de profissionais”. O médico, há mais de 30 anos, vem preenchendo uma lacuna histórica das universidades brasileiras administrando cursos na área da saúde, observa o vereador. "Um trabalho social e de cidadania", completou. Há 26 anos, o médico foi idealizador da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul. “Porto Alegre não seria reconhecida mundialmente não fosse o seu trabalho na área de transplantes”, disse Ferronato.
Transplantes
Ao agradecer, o homenageado lembrou a vida difícil quando chegou a Porto Alegre até se formar na faculdade de Medicina. Deu um destaque especial ao trabalho realizado com a doação de órgãos. Destacou as dificuldades enfrentadas no início do processo de doação de órgãos. “Não tínhamos os equipamentos necessários e enfrentávamos uma enorme dificuldade para detectar doadores em potencial”, disse ele. Garcia emocionou-se ao falar dos avanços no processo. Destacou que foi com as transformações ocorridas na administração da Santa Casa de Misericórdia que foi possível profissionalizar ainda mais os serviços. Com a aquisição de equipamentos de ponta foi possível aparelhar e criar uma Central de Doações de Órgãos “que hoje é um exemplo para o Brasil e o mundo”, disse orgulhoso. “O que demorávamos para fazer durante uma noite inteira, hoje se faz em duas horas”, comemorou o novo Cidadão de Porto Alegre.
(Da assessoria de imprensa da CMPA