Ferronato pede regulamentação da lei dos motoboys

Foi sancionada recentemente pelo Presidente Lula, Lei N.º 12.209 de 29 de julho de 2009, que regulamenta, em todos os níveis, a profissão do motoboy e do mototaxista. Segundo o governo federal, os municípios devem regulamentar questões específicas de funcionamento dos serviços, como locais de circulação e tarifas cobradas pelos mototaxistas, por exemplo.
Além disso, o município de Porto Alegre ainda não regulamentou a Lei 10.115, de 8 de dezembro de 2006, que institui o serviço de entrega e coleta de pequenas cargas mediante a utilização de motocicletas.
O presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do RS - Sindimoto, Valter Ferreira (na foto ao lado), ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal nesta mesma data, para cobrar novamente a regulamentação da lei municipal.
Valter relatou que, além das dificuldades enfrentadas pela categoria para obter a Carteira Nacional de Habilitação, falta também um curso de qualificação. "Muitos motoboys não conhecem detalhadamente o veículo para o qual foram habilitados e correm muitos perigos por esse desconhecimento", afirmou. "Por outro lado, já estamos no terceiro ano de aprovação da lei municipal e perguntamos: o que foi feito e por que a EPTC não aceita a participação do Sindimoto no processo de regulamentação?"
Ferronato comprometeu-se em acompanhar este assunto, para que a solicitação do Sindimoto seja atendida o mais breve possível, evitando novos acidentes de motociclistas, óbitos ou mesmo sequelas irreparáveis.
Foto: Maria Helena Sponchiado